sexta-feira, 10 de agosto de 2012

[Mixagem] RES: Três canais, planador com leme, profundor, e spoiler.

Guia de comando e mixagem de canais no ER9X.
Neste post, descrevemos uma implementação básica de três canais: profundor, leme e spoiler.
Este tipo de implementação é ser usado em planadores com spoilers.

Implementação RES rudder-elevator-spoiler (leme, profundor, e spoiler).

Plano de atribuição de canais

No caso do RES, Spoiler, Leme e Profundor, costuma-se colocar o leme no canal 1 ou invés de usá-lo no canal 4, e vamos usar o spoiler comandado pelo stick do motor, como Air Brake:
CH1 - Leme
CH2 - Profundor
CH3 - Spoiler

Mixagem de canais

A página 4/10 do menu do modelo no rádio é a que se refere a mixagens.

Os sticks usados serão AIL para o leme, ELE para o profundor, e THR para o spoiler.
A mixagem é o que liga o acionador (stick, botão giratório ou chave) ao sinal que comanda um servo, transmitido em um canal.
Cada sinal toma o nome "canal"+"número do canal". Assim temos CH1 para o canal 1, CH2 para o canal 2, etc. O hardware da Turnigy permite 8 canais em PPM e 9 canais em PCM. Aqui só trataremos de codificação PPM.

Como dissemos, a mixagem liga um acionador ao sinal de um canal que será recebido no rádio receptor (RX daqui em diante). O sinal de um acionador varia de -100 a 0 e de 0 a +100. Para entender completamente vejamos como a posição dos vários acionadores está ligada ao valor de seu sinal acionador:
  • O stick na posição inferior tem o sinal -100, na posição central o sinal é 0 e na posição final é +100;
  • O botão giratório é semelhante ao stick e toda à esquerda tem o sinal -100, na posição central o sinal é 0 e na posição todo à direita é +100;
  • A chave ligada (1) tem o valor 1 e desligada o valor 0;

Os sticks disponíveis são AIL, ELE, THR, e RUD, e os botões giratórios são P1, P2 e P3.

As chaves levam nomes semelhantes aos sticks mas são completamente independentes deles. Seus nomes estão ligados ao que está fisicamente gravado no chassi próximo a elas. Seus nomes são AIL, ELE, THR, RUD, GEA, TRN, ID0, ID1, ID2. As chaves tipo IDx são as do flight mode. GEA para trem de pouso (gear) e TRN para chave Trainer.

Configurando os três canais, giramos o leme com o stick de controle do aileron, e colocamos o comando do spoiler com o stick do motor, no sentido inverso - quando levantado o stick, a deflexão do spoiler deve ser zero, quando abaixo, deve ser máxima:

CH1    100%   AIL
CH2    100%   ELE

CH2    100%   THR

Muito bem. Com estes três comandos controlamos o planador.

Centragem, Limites e Inversão do sentido dos canais do Servo (subtrim/limits/inv)

A página 5/10 do menu do modelo no rádio é a que se refere a centragem, limites de excursão e inversão de sentido de movimento. 
  • primeira coluna identifica o canal;
  • segunda coluna tem um subtrim muito sensível;
  • terceira e quarta colunas são os limites de excursão do servo;
  • quinta coluna é a da inversão do sentido do sinal do servo;


Dual rate, exponencial e curva de sinal dos acionadores

A página 3/10 do menu do modelo no rádio é a que se refere a Dual Rate, exponencial e curva de resposta do sinal de acionadores. Sim, são os acionadores que sofrem modificações antes das mixagens. 
Isto quer dizer tome o cuidado de rever o resultado da mixagem depois de mexer no dual rate, exponencial e curva de sinal.

Gostaria de comentários e dúvidas para melhorar a página. Obrigado.

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