Enquanto se trabalha com o módulo tx da turnigy não há que se preocupar com as atribuições de canal.
Isto porque não há canal fixo, apenas no firmware original. Se o módulo de tx é outro comercial siga o padrão de numeração do seu rx. (ref. post futuro)
Plano de atribuições dos canais
Os canais foram escolhidos arbitrariamente. Coincide no caso com o da Hitec.CH1 - Aileron
CH2 - Profundor
CH3 - Motor
CH4 - Leme
Mixagem de canais
A página 4/10 do menu do modelo no rádio é a que se refere a mixagens.
Os sticks usados serão AIL para o aileron, ELE para o profundor, THR para o motor e RUD para o leme. A mixagem é o que liga o acionador (stick, botão giratório ou chave) ao sinal que comanda um servo, transmitido em um canal. Como o rádio não vê como o sinal de controle que ele gera está sendo executado à distância, cada sinal toma o nome "canal"+"número do canal". Assim temos CH1 para o canal 1, CH2 para o canal 2, etc. O hardware da Turnigy permite 8 canais em PPM e 9 canais em PCM. Aqui só trataremos de codificação PPM.
Como dissemos, a mixagem liga um acionador ao sinal de um canal que será recebido no rádio receptor (RX daqui em diante). O sinal de um acionador varia de -100 a 0 e de 0 a +100. Para entender completamente vejamos como a posição dos vários acionadores está ligada ao valor de seu sinal acionador:
Gostaria de comentários e dúvidas para melhorar a página. Obrigado.
Como dissemos, a mixagem liga um acionador ao sinal de um canal que será recebido no rádio receptor (RX daqui em diante). O sinal de um acionador varia de -100 a 0 e de 0 a +100. Para entender completamente vejamos como a posição dos vários acionadores está ligada ao valor de seu sinal acionador:
- O stick na posição inferior tem o sinal -100, na posição central o sinal é 0 e na posição final é +100;
- O botão giratório é semelhante ao stick e toda à esquerda tem o sinal -100, na posição central o sinal é 0 e na posição todo à direita é +100;
- A chave ligada (1) tem o valor 1 e desligada o valor 0;
Os sticks disponíveis são AIL, ELE, THR, e RUD, e os botões giratórios são P1, P2 e P3.
As chaves levam nomes semelhantes aos sticks mas são completamente independentes deles. Seus nomes estão ligados ao que está fisicamente gravado no chassi próximo a elas. Seus nomes são AIL, ELE, THR, RUD, GEA, TRN, ID0, ID1, ID2. As chaves tipo IDx são as do flight mode. GEA para trem de pouso (gear) e TRN para chave Trainer.
A mixagem mais simples é ligar um stick ou chave rotatória a um canal.
Assim para ligar o stick AIL para comandar o canal de aileron CH1 colocamos:
CH1 100% AIL
Isto significa que uma vez que movimentarmos o stick do aileron em todo o seu curso 100% de deslocamento será feito. Com o stick centrado, o sinal será 0.
Assim podemos repetir isso para os quatros canais:
CH1 100% AIL
CH2 100% ELE
CH3 100% THR
CH4 100% RUD
Muito bem. Se colocarmos estas quatro mixagens poderemos ver funcionar de forma básica
o controle do avião. Quando for tentar da primeira vez desligue o motor se for elétrico para
não ter de lidar com surpresas desagradáveis.
Centragem, Limites e Inversão do sentido dos canais do Servo (subtrim/limits/inv)
A página 5/10 do menu do modelo no rádio é a que se refere a centragem, limites de excursão e inversão de sentido de movimento.
- primeira coluna identifica o canal;
- segunda coluna tem um subtrim muito sensível;
- terceira e quarta colunas são os limites de excursão do servo;
- quinta coluna é a da inversão do sentido do sinal do servo;
Dual rate, exponencial e curva de sinal dos acionadores
A página 3/10 do menu do modelo no rádio é a que se refere a Dual Rate, exponencial e curva de resposta do sinal de acionadores. Sim, são os acionadores que sofrem modificações antes das mixagens.
Isto quer dizer tome o cuidado de rever o resultado da mixagem depois de mexer no dual rate, exponencial e curva de sinal.
Gostaria de comentários e dúvidas para melhorar a página. Obrigado.
Olá Miguel,
ResponderExcluirEm primeiro lugar queria agradecer a vontade em compartilhar conhecimento. Isso é de fundamental importância para quem está, como eu, tenatndo aprender sobre algo, sem ninguém ao lado com experiência prévia, para poder ir guiando.
Sou aeromodelista inciante que comprou um bixler, e está finalizando sua montagem.
Tenho um rádio tunigy 9x, com o Er9x instalado. So o havia usado como trainer, em simuladores RC no PC.
Não sei qual seria a melhor opção de configuração para o Bixler, se uso um canal para cada aileron (o meu não tem flaps), se mixo os ailerons etc.
Poderia me indicar, por favor?
Grande abraço e desde já agradeço.
Ok, So_Bad, vamos lá.
ResponderExcluirO Bixler tem aileron de ponta de asa então não é recomendável usar os ailerons como flap, para evitar stol de ponta de asa. Ele na configuração de treinador funciona bem com a mixagem básica, isto é, aileron (mesmo canal com cabo Y ou em canais duplicados mas com progamação igual), profundor, motor, e leme. Se não for usar cabo Y, ligue o segundo aileron no canal 5 e repita a programação do canal 1.
Vai funcionar muito bem.
Se para o seu local de voo for necessário mais freio, pode cortar flaps entre o aileron e a raiz da asa (parte junto a fuselagem).
Coloque os servos de forma semelhante ao colocado no aileron, e pode usar cabo Y ou dois canais, por exemplo, nos canais 6 e 7.
O acionamento pode ser por chave ou proporcional em um dos botões rotativos. A chave fica mais simples. Só use o proporcional se sentir esta necessidade. Você pode usar o flap como spoiler (para cima, reduzindo a sustentação) ou como flap mesmo(para baixo), aumentando a sustentação. Pode colocar o acionamento pela chave de flight-mode. Em N fica a normal, em 1 pode colocar flap, em 2 pode colocar spoiler, assim pode experimentar as duas condições. As condições seriam ID1 (flight-mode em 1) e ID2 (flight-mode em 2).
Nestes casos, verifique qual a reação no seu modelo, se é de levantar o nariz ou abaixa-lo, e acrescente uma correção no profundor (canal 2) com a mesma condição de acionamento ID1 ou ID2, com a correção desejada.
Abr e boa sorte. Precisando de mais dicas me escreva.